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Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde

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Cultura Científica e Sociedade

Abrange reflexões sobre a dimensão cultural e social da ciência, da tecnologia, da saúde e do meio ambiente. Nesta dimensão da cultura científica, busca-se compreender, de forma crítica e analítica, a dinâmica das relações entre as diferentes esferas sociais e os processos históricos de produção, consolidação e difusão da ciência na contemporaneidade.

Abarca pesquisas sobre: construção social do conhecimento científico; governança e políticas públicas; história da divulgação científica; controvérsias na ciência; comunicação de risco; ciência nas diferentes manifestações artístico-culturais; ciência cidadã; engajamento público na ciência; estudos de gênero; imagens e representações da C&T; entre outros.

Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:

  • Ciência e Internet: um estudo quali-quantitativo
  • Controvérsias científicas na mídia e sua circulação nas redes sociais e na mídia
  • Divulgação científica e museus de ciências: acesso, acessibilidade e inclusão
  • História da Divulgação Científica no Brasil
  • Museu, meio ambiente e divulgação cientifica
  • Representações do cientista e da ciência na TV brasileira e no imaginário de adolescentes
  • Representações do cientista e da ciência em jogos comerciais de entretenimento e no imaginário de jogadores
  • YouTube e ciência: a divulgação científica em vídeos

Educação, Comunicação e Mediação

Reúne um conjunto de investigações que envolvem a interface entre as áreas da educação e da comunicação em ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente na mediação entre o conhecimento científico e a sociedade. Busca analisar as formas particulares de organização e constituição das práticas de educação e de divulgação da ciência nos distintos meios, espaços e contextos sócio-históricos nos quais estes processos se desenvolvem.

Compreende estudos que têm como foco: práticas de produção e apropriação destes conhecimentos e saberes; ações interinstitucionais que abordam a relação entre a educação não formal e formal; linguagens que compõem e significam esses espaços e meios; mediação humana; entre outros.

Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:

  • Gamificação: sentidos, limites e aplicações na educação
  • Interatividade nas novas tecnologias aplicadas à divulgação científica
  • O museu como espaço cultural interativo, pedagógico e instrumento de inclusão social
  • Perspectivas sobre a ação “Encontros de Professores” do Museu da Vida
  • Pesquisa Leituras e Produção de Sentidos em Exposições de Museus de Ciências
  • Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil
  • Gamificação: sentidos, limites e aplicações
  • Uso de jogos em estratégias de divulgação científica

Estudo de Público/Audiência

Reúne análises com foco nos distintos públicos/audiência das diferentes atividades educativas e de divulgação científica (museus, exposições, TV, mídia impressa, Internet, mídias sociais, rádio, expressões artísticas etc.). Abarca diversas áreas do conhecimento, entre as quais comunicação, museologia, educação, sociologia, antropologia e psicologia. Pesquisas nesta linha podem incluir metodologias quantitativas, qualitativas e quanti-qualitativas, a partir de perspectivas multi e interdisciplinares. Inclui estudos de percepção pública da ciência; percepção de risco; estudos culturais e de recepção; estudos de público; entre outros.

Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:

  • Ciência e teatro no Museu da Vida: o olhar do público
  • Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência
  • Estudo de Recepção em Exposições de Divulgação Científica
    Estudo do Impacto Social da Divulgação Científica em Museus
  • Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais
  • Percepção dos brasileiros diante da ciência