A Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) celebra seu 35º aniversário com o lançamento de duas obras que reforçam sua missão de fortalecer a comunicação científica na região. As publicações Popularización de la ciencia en América Latina: experiencias, avances y desafíos em 35 años de RedPOP (Popularização da Ciência na América Latina: Experiências, Avanços e Desafios em 35 Anos de RedPOP) e Comunicar la Ciencia en Iberoamérica – Un sobrevuelo por la región (Comunicando a Ciência na América Latina – Um sobrevoo pela região) estão disponíveis gratuitamente no site do Museu da Vida Fiocruz.
“Popularización de la ciencia…” é uma obra coletiva, organizada por Luisa Massarani (coordenadora do Instituto Nacional em Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia /INCT-CPCT e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz), Miguel García Guerrero (Universidade Autônoma de Zacatecas) e Martha Cambre (Laboratório Tecnológico do Uruguai). Ele vai além de um relato histórico, oferecendo um panorama crítico sobre os avanços e desafios da divulgação científica na região. A publicação destaca a pluralidade da rede, apresentando contribuições de autores de diferentes países, origens e gerações.
Já o e-book “Comunicar la Ciencia em Iberoamérica…”, assinado por Luisa Massarani, Miguel García e Elaine Reynoso (Universidade Nacional Autônoma do México) aborda a história da comunicação científica em 12 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela). A iniciativa surgiu para preencher uma lacuna de materiais que documentam a área em países em desenvolvimento. O livro também dedica capítulos à trajetória da Associação Ibero-Americana de Jornalismo Científico e da própria RedPOP.
Ambas as obras se consolidam como ferramentas essenciais para a comunidade de popularização científica. Elas refletem sobre a importância do trabalho em rede, as lições aprendidas e as conquistas do campo em constante transformação. A publicação dos livros é um reconhecimento da voz que a RedPOP deu à região, tornando-a um importante polo global na divulgação científica. Os livros foram publicados pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, RedPOP, Museu da Vida e parceiros.
Serviço:
E-books: Popularización de la ciencia en América Latina: experiencias, avances y desafíos em 35 años de RedPOP (Popularização da Ciência na América Latina: Experiências, Avanços e Desafios em 35 Anos de RedPOP) e Comunicar la Ciencia en Iberoamérica – Un sobrevuelo por la región (Comunicando a Ciência na América Latina – Um sobrevoo pela região).
Acesso gratuito: INCT-CPCT.