Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Exposição ‘Do teu saudoso Oswaldo’ ganha versão virtual

Exposição ‘Do Teu Saudoso Oswaldo’ ganha versão virtual e aproxima o público de aspectos da vida particular do cientista

Jacqueline Boechat

14 ago/2025

Início do conteúdo

A exposição “Do teu saudoso Oswaldo” ganhou uma nova vida no universo digital. Agora, em formato virtual e com recursos de acessibilidade, a iniciativa permite que a vida íntima e até então pouco conhecida de Oswaldo Cruz possa atingir um público maior, tornando o acesso à sua história mais abrangente. A mostra digital mantém a experiência original, adaptando a essência da exposição física para a web.

Por meio da correspondência pessoal de Oswaldo Cruz, a mostra revela as camadas do homem por trás do sanitarista. Para além do patrono da saúde pública brasileira, que conseguiu debelar a febre amarela no início do século passado, emerge um ser humano com suas próprias angústias, paixões e reflexões, proporcionando uma perspectiva completa e multifacetada de sua vida.

Correspondências revelam múltiplos Oswaldos

De uma maneira geral, as narrativas de figuras públicas emblemáticas frequentemente falham em dar conta das múltiplas dimensões de sua personalidade. Amplamente lembrado por sua atuação na esfera pública no século 19 e início do 20, Oswaldo Cruz não escapa desse reducionismo. Inúmeros são os relatos sobre seu papel no enfrentamento das epidemias que assolavam o Brasil à época. Sobre sua vida privada, porém, pouco é divulgado.

A partir de um conjunto de mais de 340 cartas pessoais de seu acervo, redigidas em um período que se inicia em 1889, a Casa de Oswaldo Cruz montou em 2019 e 2020 uma exposição que ficou em cartaz no Rio de Janeiro e em Brasília. A virtualização da mostra é uma oportunidade para ampliar seu alcance, oferecendo aos visitantes virtuais uma experiência mais completa e inclusiva, com novos recursos audiovisuais e de acessibilidade

Assim como na exposição física, a versão virtual apresenta a correspondência em formato de narrativas audiovisuais curtas e fragmentadas, populares nas redes sociais. Três atores emprestam suas vozes a Oswaldo, permitindo que o público se conecte de forma ainda mais profunda com o cientista. Essas cartas, escritas em constantes e longas viagens que com frequência o privaram do convívio familiar, revelam um pai e marido amoroso que não escondia as lágrimas, nem disfarçava a tristeza por estar longe dos seus.

As linhas traçadas por Oswaldo Cruz em papéis de carta com timbres de hotéis e navios revelam seu olhar estrangeiro, ao mesmo tempo fascinado pela modernidade das grandes metrópoles europeias e norte-americanas e perplexo pelos contrastes com o Brasil do começo do século 20.

Acessibilidade amplia o público

Um dos destaques da versão virtual é a inclusão de recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras. A iniciativa leva a experiência a pessoas cegas, com baixa visão ou surdas, possibilitando que os sentimentos e a vida de Oswaldo Cruz sejam traduzidos em diferentes formatos para alcançar um público muito mais amplo.