Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj) e professora do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Ferais (UFMG), Priscila de Oliveira Coutinho é a convidada do próximo Encontro às Quintas. A palestra Entre o roçado e a Coca-Cola: sociobiografia, migração e mobilidade social será realizada presencialmente no dia 9 de novembro, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). Não é necessária a inscrição prévia.
Coordenadora do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE), da Faculdade de Educação da UFMG, Priscila de Oliveira Coutinho debaterá os temas de seu livro Entre o roçado e a Coca-Cola: uma sociobiografia, publicado em 2022 pela editora da UFMG. A apresentação reconstrói a trajetória de Juscelina, filha caçula de pequenos agricultores do agreste paraibano, que realiza uma radical travessia no espaço sócio geográfico, torna-se uma executiva de destaque do sistema Coca-Cola, e retorna à Paraíba em 2012, após 35 anos vividos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Priscila Coutinho aborda um tema caro à tradição sociológica ao questionar se uma trajetória improvável se constitui de um conjunto de acasos misteriosamente orquestrados ou possui uma lógica cujos traços podem ser reconstituídos pelas ciências sociais. A reconstrução biográfica a ser exposta pela socióloga traz as estruturas sociais, as relações familiares, laborais e de amizade, assim como os conflitos intraindividuais, as causas dos movimentos mais determinantes da vida de Juscelina, cuja problemática existencial se forma nas tensões entre os traços estruturais e relacionais de sua origem e aqueles dos contextos frequentados na vida adulta. Também procurará destacar os elementos subjetivos (conflitos morais, tensões emocionais e aprendizados) que integraram o seu movimento de ascensão de classe.
O debatedor será o sociólogo Lucas Correia Carvalho, doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ e professor do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFF. Entre outros trabalhos, Lucas Carvalho publicou: Do bom uso do saber: campesinato e questão agrária na obra de Moacir Palmeira e Parochialism and Its meanings in the Latin American social sciences: experiments with web of science and SciELO.
O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.
Encontro às Quintas
Entre o roçado e a Coca-Cola: sociobiografia, migração e mobilidade social
Expositora: Priscila de Oliveira Coutinho (UFMG)
Debatedora: Lucas Carvalho (UFF)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 09/11/2023
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)