Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
imagem de Encontro discute patrimônio cultural no âmbito da 5ª CNCTI
Foto: Charles Silva.

Encontro discute patrimônio cultural no âmbito da 5ª CNCTI

A iniciativa faz parte da preparação para a quinta edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

24 abr/2024

Início do conteúdo

Contribuir para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido é o objetivo da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontece entre 4 e 6 de junho, em Brasília. Entretanto, já foi dado o ponto de partida para o encontro: até abril de 2024, uma série de reuniões e conferências preparatórias foram realizadas em todo o país, no âmbito regional, estadual, municipal e distrital a fim de discutir perspectivas e desafios para enriquecer a pauta da conferência nacional.

Esse é o caso da Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação e Patrimônio Cultural, que reuniu 90 participantes entre trabalhadores, pesquisadores, professores, alunos e profissionais de áreas como patrimônio cultural, cultura, ciência e tecnologia, meio ambiente, entre outras, nos dias 3 e 4 de abril, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio, a fim de elaborar propostas para reforçar a correlação entre essas áreas e a importância delas na valorização da C&T.

As discussões cobriram pontos relevantes, desde a importância de garantir a valorização e a preservação desse patrimônio, incluindo os saberes produzidos pelas comunidades tradicionais (patrimônio imaterial), em diálogo com o conhecimento produzido em museus e universidades; formação e educação patrimonial, até a determinação de fontes e mecanismos de financiamento para recuperação, preservação e divulgação do patrimônio de C&T e a comunicação como ferramenta ao combate à desinformação e negacionismo científico, entre outros.

Homem segura microfone durante participação do público. Ao lado, homem, de pernas cruzadas, ouve a pergunta. À esquerda, cerca de 10 pessoas, sentadas, fazem parte do público.
Em pauta, temas transversais entre patrimônio cultural, ciência, tecnologia e inovação. Foto: Charles Silva.

As propostas geradas serão discutidas no encontro nacional, em junho: necessidade de ampliar os recursos educacionais, financeiros, científicos e tecnológicos na área do patrimônio; contribuição do patrimônio cultural para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU; proposição de ações práticas para minimizar riscos à preservação em decorrência da mudança climática; interrelação entre patrimônio cultural e divulgação científica, com vistas a uma cultura de preservação e divulgação dos bens culturais da ciência e tecnologia.

Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Realizada desde 1985, a CNCTI foi instituída para discutir com a sociedade as políticas para a área. No mesmo ano, foi criado o Ministério de Ciência e Tecnologia. Em 2001, o encontro foi marcado pela inserção da inovação nas políticas públicas do setor e, em 2005, a palavra inovação, já incorporada ao nome da conferência, pautou as discussões em temas voltados a questões regionais como Amazônia e Semiárido, além de analisar o andamento dos novos mecanismos de apoio ao setor, como a Lei de Inovação e a Lei do Bem.