Com mais de 75 mil pessoas impactadas até o momento, a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz segue como um dos principais eventos de popularização da ciência no Brasil. Ao longo do mês de outubro, a temática ‘Planeta água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território’ se desenvolveu em cerca de 140 atividades, realizadas em nove estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rondônia. O evento faz parte das comemorações pelos 125 anos da Fiocruz.
A Fiocruz promoveu debates de grande relevância para a sociedade. Ciência e tecnologia integraram diferentes saberes na defesa do meio ambiente e na promoção da saúde coletiva, difundindo conhecimentos que provocam reflexões e convocam mudanças de comportamento, principalmente na relação do homem com a natureza.
Durante a abertura oficial da SNCT na Fiocruz, no Rio de Janeiro, Marly Cruz, Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, evidenciou que um dos objetivos do evento é “despertar o interesse para o conhecimento e para a ciência em pessoas de todas as idades, sendo uma oportunidade para combater a desinformação e o negacionismo e defender a democracia, compartilhando saberes que se refletem nos diferentes territórios”. A cobertura completa está no site da 22ª SNCT.