Ir para o conteúdo

Cooperação Sul-Sul em Saúde: a perspectiva bioética

2012-09-10

No próximo Encontro às Quintas, o médico José Paranaguá de Santana, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética no campo da Diplomacia em Saúde, que reúne o Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, a Universidade de Brasília e a Organização Panamericana de Saúde, fala sobre a bioética nos processos de cooperação técnica entre países. A novidade é que, além do palestrante, haverá o debatedor, o também médico Henri Eugène Jouval Junior, assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador técnico do Instituto Sul Americano de Governo em Saude/Unasul.

 

Confira a apresentação ao vivo, a partir das 10 horas de 13/09

 

A análise de Paranaguá, mestre em medicina tropical, com doutorado em ciências da saúde pela UNB, leva em conta a relação travada entre a diplomacia dos vários governos. Ele parte de considerações sobre a saúde, apontando o paradoxal contraste entre as condições de vida da maioria das populações e o avanço científico, tecnológico e econômico global. O médico defende a relevância da “bioética da intervenção” na área da saúde e propõe a reflexão sobre a perspectiva da cooperação internacional.

 

Segundo José Paranaguá, neste campo devem ser levadas em conta: a questão da autonomia versus dependência nos processos de cooperação; as disparidades nos sistemas nacionais de ciência, tecnologia e inovação; e a mediação das agências intergovernamentais. Ele ressalta que é pequeno o número de trabalhos científicos com enfoque interdisciplinar entre saúde, diplomacia e bioética e dá pistas visando fortalecer a ideia de que há intersecções entre esses campos profissionais e científicos.

 

Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner

Data: 13 de setembro de 2012

Horário: 10 horas

Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ

Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br .

 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir