Ir para o conteúdo

Caminhão da Ciência da Fiocruz visita Montes Claros na I Semana de Ciência e Tecnologia

2012-06-26

O caminhão do projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, coordenado pelo Museu da Vida, estaciona no município de Montes Claros, onde participa da I Semana de Ciência e Tecnologia, a SCT 2012. Com o tema “Popularização da Ciência e Tecnologia”, o evento será entre os dias 27 e 30 de junho, no campus do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG).

 

 

caminhao_criancas_um
Foto: Divulgação COC

 

O projeto oferece jogos, visita ao planetário, equipamentos interativos, oficinas, exposições, vídeos, palestras, temas ligados ao meio ambiente, astronomia e paleontologia. Com atividades para o público de todas as idades, a inauguração da I Semana de Ciência e Tecnologia será na próxima quarta-feira, às 9 horas, no campus do Instituto - Rua Dois, 300, Village do Lago I, Montes Claros -, onde os módulos do caminhão poderão ser visitados com entrada gratuita.

Uma espécie de museu itinerante, o projeto foi inaugurado em 2006, tendo percorrido 55 municípios atraindo um público estimado em mais de 400 mil pessoas em suas viagens pela região Sudeste.

Departamento da Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz, o Museu da Vida mantém parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Em Montes Claros, o evento conta ainda com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal.

 

 

ciencia_movel_um
Foto: Divulgação COC

 

O caminhão da ciência leva módulos interativos para serem montados em suas visitas e, em seguida, é transformado em auditório multimídia com capacidade para 44 pessoas. Entre as atrações estão o Girotech, equipamento composto de três anéis que giram livremente em todas as direções simulando os movimentos executados pelos astronautas. O público confere ainda a Exposição Dengue, a Pilha Humana, a Bicicleta Geradora, a bancada Microscopia, o Painel Solar, os Espelhos Sonoros, os Tubos Musicais e Modelos 3D.

A Semana de Ciência e Tecnologia promete outras atrações como o Laboratório Móvel de Informática do IFNMG, oficinas temáticas de química, informática e segurança do trabalho.

Na ocasião, serão oferecidos dois cursos de capacitação de professores da rede municipal: “Química Experimental com Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição” e “Construção de uma Sala de Ciências”, além de minicursos de JAVA, Ensaio de Máquinas Elétricas e Segurança do Trabalho na Área Ambiental, palestras relacionadas ao tema central e apresentação teatral do Grupo Teatro Fibra.

 

Mais informações sobre o projeto no site do Museu da Vida.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir