Ir para o conteúdo

Aspectos da história intelectual a partir da análise da Revista Americana: 1909-1919

2012-06-08

O pesquisador Fernando Vale Castro vai analisar a Revista Americana, publicada pelo Itamaraty entre 1909 e 1919. Sua apresentação valorizará temáticas relacionadas ao posicionamento da América do Sul no contexto mundial, refletindo como eram ressaltados determinados aspectos da história sul-americana com o objetivo de se construir um ideal continental. Tal valorização permite pensar a revista como um espaço no qual se refletiu sobre um projeto para a América do Sul, baseado na construção de uma identidade própria formada ao longo da história do Continente. O professor de história da UFRJ vai utilizar metodologias contemporâneas para a análise dos discursos políticos – sobretudo os estudos desenvolvidos por J.G.A. Pocock e Quentin Skinner.

 

Confira a apresentação ao vivo, a partir das 10 horas de 14/06

 

Fernando Vale Castro é professor de história da América do Instituto de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez sua graduação e o mestrado em história naquela mesma universidade e o doutorado em história social da cultura pela PUC–Rio. Atualmente, faz pesquisas sobre história intelectual latino-americana nos séculos 19 e 20.

 

 

Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner

Data: 14 de junho de 2012

Horário: 10 horas

Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ

Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br .

 

Leia mais:

Confira a programação completa do Encontro às Quintas no primeiro semestre de 2012

Cobertura do último Encontro às Quintas “Como alguns vermes ajudaram a redefinir as fronteiras da medicina: a gênese da helmintologia no Brasil”


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir