Ir para o conteúdo

13ª Semana Fluminense do Patrimônio discute cultura e desafios dos povos originários

2023-11-29

“Povos originários: cultura e desafios” é o tema da 13ª Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), evento anual organizado por instituições científicas e culturais do estado do Rio de Janeiro. Em sua nova edição, tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural dos povos indígenas, seus patrimônios material e imaterial e sua relação com a preservação do meio-ambiente. A Semana propõe ainda uma reflexão em torno dos desafios e as perspectivas para a manutenção e preservação da cultura indígena. Com transmissão no canal da Semana Fluminense do Patrimônio no YouTube e intérprete de Libras, o evento acontece em 5 de dezembro, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus do Gragoatá, em Niterói.

Além da abertura, a programação inclui o Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), a mostra de fotografia e poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, a mostra de filmes “Memória em Movimento” e o calendário de eventos, que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão no site da Semana: www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.

O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população, é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana, que visa promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e de ampliar o interesse da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões, colaborando assim para sua preservação. 

Durante sua realização, o evento reúne acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e à preservação do patrimônio cultural do Rio de Janeiro.  A programação completa está no site da SFP.

Serviço

13ª Semana Fluminense do Patrimônio 2023 
Tema: Povos Originários: Cultura e Desafios 
Data: 5 de dezembro
Horário: 19h
Local: Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Endereço: Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis s/nº – Campus do Gragoatá – Bloco P – São Domingos – Niterói 
Transmissão: Canal da Semana Fluminense do Patrimônio no Youtube 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir