Ir para o conteúdo

Presidente do ICOM apresenta ‘Red List Brasil’ à Fiocruz

2023-02-15

A presidente do Conselho Internacional de Museus (em inglês: International Council of Museums - ICOM) Emma Nardi visitou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no dia 13/02 para apresentar a Red List Brasil - a Lista Vermelha de Objetos Culturais Brasileiros em Risco, que foi lançada oficialmente no Museu da Língua Portuguesa, no dia 14/02, em São Paulo. A visita contou ainda com a presidente do ICOM Brasil, Renata Motta, de outros membros da diretoria do Conselho, do qual a Casa de Oswaldo Cruz é membro ativo. 

As Red Lists são ferramentas organizadas pelos especialistas em museus e patrimônio do ICOM para ajudar cidadãos, profissionais da arte e do patrimônio, universidades, casas de leilão, forças armadas e, principalmente, policiais e oficiais alfandegários a identificar objetos culturais que são protegidos por legislação nacional e internacional em um determinado país ou região. A lista brasileira traz novidades: é a primeira a incluir uma categoria só de objetos paleontológicos (fósseis), além de arte religiosa africana e histórias em quadrinhos. 

Conduzida por Cristiani Vieira Machado, Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação, e Diego Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, Emma Nardi percorreu o Castelo da Fiocruz, conheceu a Biblioteca de Obras Raras, a exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis e falou sobre a iniciativa: “O Brasil é um país com um patrimônio representativo de várias tradições culturais e históricas. O documento contribui para protegê-los”, explicou. O documento está disponível em português e inglês no site do ICOM. 

 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir