Ir para o conteúdo

Cursos de pós-graduação da COC/Fiocruz têm inscrições abertas

2022-09-15

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) está com inscrições abertas e gratuitas para o mestrado e doutorado em História das Ciências e da Saúde, o mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e o mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. Confira abaixo informações sobre cada processo seletivo.

Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT)

O mestrado profissional é destinado a profissionais das áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde que atuam na preservação do patrimônio cultural ou que tenham interesse em ingressar no campo. As inscrições foram prorrogadas até o dia 11 de novembro de 2022.

 O edital oferece 15 vagas, das quais uma para candidatos que se declararem pessoa com deficiência, três para candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos) e uma para candidatos que se autodeclararem indígenas. A Fiocruz oferecerá duas bolsas para os aprovados(as) neste processo seletivo. O edital e mais informações podem ser obtidos no site do programa e na Plataforma Siga.

Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS): Inscrições encerradas em 6/11

Estão prorrogadas até 6 de novembro as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em História das Ciências e da Saúde. De acordo com os editais, serão oferecidas, ao todo, 16 vagas para mestrado e 12 para o doutorado, incluindo vagas destinadas às ações afirmativas (pessoas com deficiência, negros – pretos e pardos – ou indígenas). São oferecidas bolsas de estudos, de acordo com os termos da Capes.

Os cursos visam à formação, no âmbito das ciências humanas e sociais, de recursos humanos altamente capacitados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de história das ciências e história da saúde, bem como o exercício do magistério em cursos de graduação e pós-graduação. O edital e mais informações podem ser obtidos no site do programa e na Plataforma Siga. Inscrições encerradas em 6/10.

Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC): Inscrições encerradas em 17/10

O mestrado acadêmico tem o objetivo de formar pesquisadores qualificados para a produção de novos conhecimentos, que visam incrementar o diálogo entre saúde, ciência, tecnologia e sociedade, e capazes de induzir o desenvolvimento de novas ações e estratégias para o campo da divulgação científica.

São oferecidas 15 vagas no total para a turma de 2023, distribuídas para as linhas de pesquisa Cultura científica e sociedade; Educação, comunicação e mediação; e Estudos de público/audiência. As inscrições poderão ser feitas até 10 de outubro. Insrições foram encerradas em 17/10. O edital e mais informações podem ser obtidos no site do programa e na Plataforma Siga.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir