Ir para o conteúdo

Estão abertas as inscrições para o mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural

2022-08-22

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) abriu inscrições para o mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. O programa é destinado a profissionais das áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde que atuam na preservação do patrimônio cultural ou que tenham interesse em ingressar no campo. As inscrições, que começam hoje, dia 22 de agosto, se encerram no dia 4 de novembro de 2022.

Edital do Processo Seletivo 2023

O edital oferece 15 vagas, das quais uma para candidatos(as) que se declararem pessoa com deficiência, três para candidatos(as) que se autodeclararem negros (pretos e pardos) e uma para candidatos(as) que se autodeclararem indígenas. O resultado do processo seletivo será divulgado em 14 de dezembro. A Fiocruz oferecerá duas bolsas para os(as) aprovados(as) neste processo seletivo. As condições de concessão e outras informações estão disponíveis no site do PPGPAT e na Plataforma Siga.

De caráter interdisciplinar, o mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde visa capacitar profissionais ou recém-formados para atuar na gestão de diferentes tipos de patrimônio (documental, arquitetônico, museológico, biológico e imaterial) a partir de uma reflexão crítica sobre procedimentos de salvaguarda, conservação e divulgação. A proposta do curso é preparar alunos e alunas para o desenvolvimento de ações de intervenção com base em discussões conceituais e em estratégias de planejamento, monitoramento e avaliação de resultados, bem como colaborar na formatação de projetos de educação patrimonial e divulgação de bens culturais.

 Como fazer sua inscrição:

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição na Plataforma Siga. Em seguida, deverá enviar a documentação relacionada, digitalizada no formato PDF, por correio eletrônico no endereço selecaoppgpat@fiocruz.br. Em função da pandemia de Covid-19, todas as etapas do processo seletivo serão feitas a distância, mediadas por tecnologia.

As aulas serão, em geral, ministradas no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, às terças e quintas-feiras, entre 9h e 17h, a partir de março de 2023. Em função das medidas de distanciamento social adotadas em resposta à pandemia de Covid-19, aulas poderão ser ministradas de forma remota caso necessário.

Mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde
Período de inscrição: 22/08 a 04/11/2022
Taxa de inscrição: não será cobrada taxa de inscrição
Divulgação do resultado final: 14/12/2022
Início das aulas: março/2023


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir