Ir para o conteúdo

Projeto Música no Museu chega ao Museu da Vida Fiocruz

2022-08-19

Museu da Vida Fiocruz agora faz parte do circuito do projeto 'Música no Museu'. O duo Rogério Duarte (flauta doce) e Marcos Leite (piano) se apresenta no Centro de Recepção no dia 19 de agosto, sexta-feira, às 12h30. O espetáculo tem entrada grátis e não é preciso fazer agendamento para participar. O evento, que em 2022 tem como tema 'Sons do Brasil', oferece um panorama da música de diversas regiões do país e dá sequência às comemorações dos 25 anos do 'Música no Museu', que realiza apresentações em diversas instituições do Rio. O Museu da Vida Fiocruz recebe edições mensais do projeto até novembro de 2022.

Música no Museu 2022: Sons do Brasil

O programa 'Sons do Brasil' é inspirado na evolução da história brasileira, desde os rituais trazidos da África por pessoas escravizadas, que gradualmente foram se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos. Inicialmente, eles eram cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, estavam dentro dos teatros e das casas dos brancos já sob a forma de canções ou danças como: a fofa, o lundu e o fado. Os sons criados pela cultura negra no Brasil iluminam uma série de fatos culturais que estão na base daquilo que se denominaria 'Música Popular Brasileira'. As diferentes peculiaridades culturais das regiões brasileiras vão fazer parte do projeto 'Música no Museu', com apresentações musicais e um vídeo, que foi produzido a partir de uma pesquisa realizada pelo musicólogo Newton Nazareth.

Serviço

Música no Museu - Museu da Vida Fiocruz

Atrações: Duo Rogério Duarte (flauta doce) e Marcos Leite (piano)

Quando: 19 de agosto, às 12h30

Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro- RJ) - altura da passarela 6

Entrada: grátis


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir