Ir para o conteúdo

Independência do Brasil é pauta do Encontro às Quintas em 23/6

2022-06-15

A Independência do Brasil como uma revolução do tempo será o tema da apresentação do professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP) João Paulo Garrido Pimenta no próximo Encontro às Quintas. O evento online será realizado em 23 de junho, às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz.

Em que medida a Independência do Brasil foi uma revolução? E em que medida ela lidou com múltiplos tempos sociais? De acordo com João Paulo Garrido Pimenta, a resposta articulada a estas duas perguntas descortina aspectos fundamentais da história da separação política entre Brasil e Portugal, bem como propõe uma discussão teórica acerca de conceitos e categorias que nos levam à reflexão em torno da inserção do Brasil nos quadros de uma história de dimensões mundiais. 

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenado pela professora e pesquisadora Tânia Salgado Pimenta. Após a transmissão ao vivo, os vídeos serão disponibilizados no canal da COC no YouTube

Encontro às Quintas 
A Independência do Brasil como uma revolução do tempo 
Convidado: João Paulo Garrido Piementa (USP) 
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta 
Data: 23/06/2022 
Horário: 10h 
Transmissão ao vivo pelo YouTube da COC
Informações: ppghistoriasaude@fiocruz.br 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir