Ir para o conteúdo

Portal de divulgação científica do Museu da Vida Fiocruz, Invivo está no ar

2022-03-30

Em tempos de fake news e desinformação, como ter certeza quanto à veracidade de dados? Uma das melhores estratégias é buscar informações em fontes confiáveis. O Invivo, um portal do Museu da Vida Fiocruz, é uma das ferramentas que pode ajudar nessa empreitada. O site, que informa e educa sobre tópicos de ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa há quase vinte anos, segue sua missão agora de cara nova. A partir de 30 de março de 2022, durante a Semana do Cérebro na instituição, será possível acessar o portal invivo.fiocruz.br e conhecer seu novo layout e conteúdos inéditos.

O Invivo é produzido por colaboradores do Museu da Vida e de outras unidades da Fundação Oswaldo Cruz. A iniciativa surgiu em 2002, a partir de um desejo do Museu da Vida, que é um departamento da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz, de criar um museu virtual. A ideia, no entanto, não era construir algo que replicasse as instalações do campus de Manguinhos em ambiente 3D, mas, sim, investir em um espaço on-line de divulgação científica.

Ao longo do tempo, a ferramenta foi se consolidando e crescendo em número de acessos. O site recebe quase 1 milhão de visitas por ano. “O Invivo é umas das iniciativas de maior sucesso do Museu da Vida. Agora nessa nova fase, o site ganha ainda mais visibilidade e participação das equipes do Museu. Seguimos com a nossa missão de despertar o interesse e de promover o diálogo público em ciência e tecnologia, também pelos meios virtuais”, destaca Héliton Barros, chefe do Museu da Vida.

Com o novo layout, o Invivo passará a contar com seis editorias: Biodiversidade, Ciência e Tecnologia, Saúde, História, Sustentabilidade e Experimente. Navegando pelo portal, o visitante poderá encontrar materiais de divulgação científica no formato de artigos, notícias e entrevistas, além de vídeos e textos com o passo a passo para a realização de experiências. A ideia é que o site continue a funcionar como apoio a atividades escolares – pesquisas de público apontam os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio como os visitantes mais frequentes da plataforma.

O Invivo foi criado em 2002, com patrocínio de Unisys e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Em 2004, ganhou apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Agora, no relançamento, o portal tem como patrocinadores máster Santander, Abbott, Enauta e Braskem. A iniciativa também conta com o patrocínio da EDF Norte Fluminense, Supergásbras, Bayer, Dataprev, TechnipFMC, White Martins e copatrocínio de Concremat e Frenesius.

Invivo e Semana do Cérebro 2022 no Museu da Vida Fiocruz

Esta nova fase do Invivo faz parte das atividades da Semana do Cérebro no Museu da Vida Fiocruz, que acontece de 28 de março a 01 de abril. Um especial com conteúdos relacionados à temática 2022 do evento, ‘O Cérebro Social’, será publicado no portal para o relançamento.

Durante a ‘Semana do Cérebro 2022: O Cérebro Social’, o museu vai discutir como o cérebro humano é influenciado pelo mundo, pelas pessoas que nos cercam e pelas trocas que estabelecemos com elas. Estão programados diversos conteúdos de divulgação científica nas redes sociais do Museu da Vida Fiocruz, incluindo artigos e uma live. Confira a programação completa.

Programação da Semana do Cérebro 2022: O Cérebro Social – Museu da Vida Fiocruz

28/03 a 01/04: Realejo Cerebral
Curiosidades sobre o cérebro direto nos Stories do Instagram do Museu da Vida Fiocruz.

29/03, 11h: Live ‘O Cérebro Social’, com Dra. Livia Valentin (USP)
O Museu da Vida realiza no YouTube uma live com a Dra. Livia Valentin, neuropsicóloga do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), professora e pesquisadora da FMUSP. O bate-papo, que contará com intérprete de libras, abordará como pandemias, guerras e conflitos impactam o nosso cérebro. A pesquisadora discutirá ainda como cuidar da saúde mental dos pequenos, dará dicas sobre a atenção pós Covid-19 e a importância da vacinação infantil.

29 e 31/03: Série Jardim dos Códigos
O “Jardim dos Códigos” é uma instalação localizada no campus Manguinhos. A partir de março, o público também poderá conhecer mais sobre os conteúdos destes aparatos expositivos em publicações semanais nas redes sociais.

29 e 31/03: Click
A seção especial sobre fotografia científica do Museu da Vida Fiocruz apresenta uma imagem impactante relacionada ao cérebro em todas as nossas redes.

30/3 e 01/04: Relançamento Invivo + Especial Semana do Cérebro no Invivo
O site Invivo será relançado com novo layout e um especial com artigos relacionados à Semana do Cérebro e ao tema “O Cérebro Social”.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir