Ir para o conteúdo

‘Negacionismo científico e divulgação da ciência’ é tema de aula em mestrado da COC

2022-03-07

A aula de abertura do ano letivo do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz) tem como tema Negacionismo científico e divulgação da ciência. Com transmissão pelo Facebook, em 14/3, às 10h, a aula contará com os convidados Alyne de Castro Costa, da PUC-RJ, e Renan Gonçalves Leonel da Silva, do ETH Zürich (Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, Suíça).

Com a pandemia de covid-19, o termo ‘negacionismo científico’ ganhou espaço cativo no debate público – de textos acadêmicos a conversas de bar. “O evento busca abordar o conceito tanto por um olhar filosófico e reflexivo quanto por uma abordagem empírica, mostrando estudos acadêmicos que tentam enfrentar a questão”, adiantou a coordenadora-adjunta do mestrado, Marina Ramalho.

A aula faz parte da programação do Conexão #emCasa, iniciativa que pretende reunir pesquisadores, estudantes e interessados nas temáticas relacionadas às áreas de atuação da Casa, que poderão interagir com os debatedores enviando comentários e perguntas.

Sobre os palestrantes

Alyne de Castro Costa é doutora e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora do quadro complementar do departamento de filosofia da PUC-Rio e pós-doutoranda do Museu Nacional/UFRJ, com pesquisa sobre os sentidos que o termo ‘global’ adquire com a catástrofe climática planetária.

Alyne foi pós-doutoranda do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com pesquisa sobre mudanças climáticas, negacionismo climático e seu enfrentamento no Brasil. Sua pesquisa se concentra na área de Filosofia e a Questão Ambiental, com ênfase no Antropoceno e na catástrofe ecológica global, considerando também as repercussões do tema na antropologia e na política.

Renan Gonçalves Leonel da Silva é doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (SP), com período sanduíche no Institute for the Study of Science, Technology and Innovation da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) e bacharel em relações internacionais pela UNESP.

O pesquisador é pós-doutorando no Health Ethics and Policy Lab, do instituto ETH Zürich (Suíça) e coordena a implementação da versão brasileira do Covid-19 and Trust in Science Project da Universidade de Columbia (EUA).

Renan foi pesquisador principal em projeto da chamada "Rapid Response Grant on Covid-19 and Social Sciences" da Social Science Research Council of New York SSRC, além de pesquisador visitante da Universidade de Columbia, da Universidade de Nova Iorque e da Universidade de Cornell. Ele tem interesse na área de Science and Technology Studies, principalmente no que se refere ao estudo das dimensões sociais e epistemológicas da atividade de produção do conhecimento biomédico.

Serviço

Evento: Aula de abertura do ano letivo do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz)

Título: Negacionismo científico e divulgação da ciência

Data: 14/03 - Horário: 10h

Convidados: Alyne de Castro Costa (PUC-RJ) e Renan Gonçalves Leonel da Silva (ETH Zürich – Suíça)

Transmissão: Facebook COC 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir