Ir para o conteúdo

O acervo Cláudio do Amaral Júnior também está de casa nova!

2021-12-09

Doado em 2001 à Casa de Oswaldo Cruz, o acervo do sanitarista Cláudio do Amaral Júnior também está no Centro de Documentação da Ciência e da Saúde (CDHS). Com 14 metros de documentos textuais e farta iconografia composta por mais de 1.600 itens entre fotografias, slides e cartazes situados entre 1942 e 2001, o fundo Cláudio Amaral está disponível na Base Arch. Já a coleção Cláudio do Amaral Junior, da Biblioteca da História das Ciências e da Saúde e disponível no Catálogo Mourisco, conta com mais de 225 itens, tratando de conteúdos sobre epidemiologia, controle de doenças, legislação sanitária e políticas públicas de saúde.

À serviço da saúde pública nacional e internacional

Cláudio Amaral, médico sanitarista nascido em Araraquara (SP), atuou como gestor de políticas públicas de saúde no Brasil, das quais destaca-se a campanha de vacinação contra a varíola, realizada entre 1960 e 1970, doença cuja erradicação em território nacional completou 40 anos em 2020.

Além do Brasil, Claudio Amaral Jr. participou do combate à doença na Etiópia e na Índia. Ainda jovem abraçou a saúde pública como causa política e social e assumiu a erradicação da varíola como seu primeiro projeto de atuação profissional. O controle de doenças sempre marcou sua perspectiva profissional atuando também em ações de combate à poliomielite, na AIDS e na tuberculose.

Leia mais:

Claudio do Amaral Jr e a erradicação da varíola: Fundação SESP e Campanha de Erradicação da Varíola

 

 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir