Ir para o conteúdo

O Massacre dos Libertos é tema do Encontro às Quintas em 18/11

2021-11-11

Vencedor do Prêmio de Melhor Obra Científica no concurso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) em 2021, Matheus Gato de Jesus (Unicamp) debaterá O Massacre dos Libertos. Sobre Raça e República no Brasil no próximo Encontro às Quintas. O evento será realizado em 18 de novembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz.

Publicado pela Editora Perspectiva (2020), o livro analisa a conjuntura do fuzilamento de “libertos monarquistas” em 17 de novembro de 1889 em São Luís do Maranhão. O conflito resultou da tensão entre os republicanos que no dia anterior anunciavam no jornal O Globo a derrocada do regime imperial e um vultuoso grupo de negros que ameaçavam destruir a sede do periódico e atacar seus dirigentes, pois, segundo as fontes, viam na queda da princesa Isabel uma ameaça à liberdade conquistada em 13 de maio de 1888.

“O evento consiste numa chave analítica para compreendermos os processos de racialização da sociedade brasileira no pós-abolição. Neste sentido, vale a pena interrogar por que, na periferia econômica e política do país, a mudança na forma de governo foi capaz de catalisar imediatamente, através de protesto de negros, as contradições na reorganização da hierarquia social dada a derrocada do mundo dos senhores”, explica Matheus Gato.

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenado pela professora e pesquisadora Tânia Salgado Pimenta. Confira a programação completa do segundo semestre de 2021. Após a transmissão ao vivo no Facebook, os vídeos serão disponibilizados no canal da COC no YouTube.

Encontro às Quintas

O Massacre dos Libertos: sobre raça e república no Brasil
Convidado: Matheus Gato de Jesus (Unicamp)
Coordenação: Tânia Salgado Pimenta
Data: 18/11/2021
Horário: 10h
Transmissão ao vivo pelo Facebook da COC
Informações: ppghistoriasaude@fiocruz.br


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir