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Núcleo Modernista

Pavilhão Henrique Aragão
Perspectiva do projeto original do pavilhão que abrigaria o laboratório para a preparação de vacinas contra a febre amarela e a varíola. O projeto, de autoria do arquiteto Roberto Nadalutti e inspiração modernista, apresenta composição modular bem marcada pela colunata que sustenta o avanço do pavimento superior. Um bloco posterior de serviços, com garagem e refeitório, previsto inicialmente, não foi construído. Imagem: Acervo COC.
Pavilhão Henrique Aragão
O bloco principal foi pensado como um volume de predominância horizontal, com fachadas laterais cegas, e as fachadas principal e posterior resolvidas plasticamente de acordo com a incidência solar. Foto: Acervo COC.
Pilares do Pavilhão Henrique Aragão
Além de permitir a sustentação do edifício com um número reduzido de apoios, os pilares modulados, vazados com desenhos que lhes conferem leveza, imprimem grande movimentação ao volume estático. Foto: Rosio Moyano.
Pavilhão Henrique Aragão
A solução estrutural projetada para o bloco principal, com uma sequência de grandes pilares externos vazados, é a característica mais marcante da edificação. Além da intenção plástica, essa solução estrutural foi adotada para liberar a área interna, garantindo flexibilidade para o uso dos espaços. Foto: Acervo COC.
Pavilhão Henrique Aragão
O paisagismo do entorno do edifício também fez parte do projeto de Nadalutti, que concebeu uma área ajardinada envolvendo um lago de vitória-régia que, junto com a expressiva colunata, dá destaque à paisagem. Foto: Acervo COC.
Pavilhão Arthur Neiva
Denominado originalmente Pavilhão de Cursos, o prédio foi projetado para abrigar atividades de ensino da instituição. O edifício é composto por dois blocos distintos e contrastantes, articulados através do sistema estrutural modular. O bloco maior, retilíneo, abriga as salas de aula e o menor, em primeiro plano, abriga o auditório. Os dois blocos são interligados por uma laje suspensa por pilotis que se cruzam ortogonalmente. Foto: Acervo COC.
Pavilhão Arthur Neiva
O Pavilhão Arthur Neiva, construído na década de 1940, foi projetado pelo arquiteto Jorge Ferreira da Divisão de obras do então Ministério da Educação e Saúde (MES), e tem como elemento de maior destaque o painel de azulejos com motivos em micro-organismos aquáticos, desenhado por Burle Marx, que também foi responsável pelo paisagismo. Foto: Acervo COC.
Pavilhão Arthur Neiva
O painel de azulejos projetado por Burle Marx, localizado na parede curva do auditório e voltado para a Avenida Brasil, originalmente era composto por duas partes, mas uma delas - localizada no térreo - foi removida e suas peças encontram-se guardadas na instituição para, numa intervenção de restauração, serem recolocadas. Hoje, apenas o painel do pavimento superior permanece no edifício. Foto: Acervo COC.
Azulejos do Pavilhão Arthur Neiva
O painel de azulejos do edifício foi criado por Burle Marx e fabricado pela Osirare, empresa de Paulo Rossi Osir. Foto: Acervo COC.
Azulejos do Pavilhão Arthur Neiva
A composição do painel de azulejos explora o mundo da biologia com desenhos de micro-organismos. Foto: Acervo COC.
Pavilhão Carlos Augusto da Silva
Construído na década de 1940 para abrigar o Refeitório Central da instituição, o prédio apresenta dois corpos bem marcados. A ala principal, projetada e construída sobre pilotis (pavimento térreo originalmente livre de construções e atualmente ocupado por salas de trabalho), é marcada, no pavimento superior, por uma extensa grelha de concreto com função de brise-soleil, interrompida por um painel de azulejos, desenhados e fabricados por Paulo Rossi Osir. Essa composição é emoldurada por um talude ajardinado. Foto: Acervo COC.
Pavilhão Carlos Augusto da Silva
O painel de azulejos do Pavilhão do Restaurante é de Paulo Osir Rossi, artista de origem italiana que trabalhava para Portinari. Os dois são autores dos conhecidos painéis do Palácio Gustavo Capanema, no Rio. O painel foi um presente de Rossi, que ofereceu inclusive o material. Foto: Rosio Moyano.
 
 
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