Para debater desenvolvimento de estratégias de preservação digital de acervos audiovisuais e a aplicação de técnicas baseadas em boas práticas, o Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e a VideoSaúde Distribuidora (VSD), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em saúde (Icict/Fiocruz) realizam o XI Seminário de Patrimônio Audiovisual, na próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro, no Salão de Conferência do CDHS, no campus da Fiocruz em Manguinhos.
O tema será discutido a partir das apresentações de Marco Dreer, consultor da Fiocruz em preservação digital; José Caetano Dable Corrêa, diretor do Instituto Djalma Corrêa; e Maurício Vieira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Preservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e integrante do DAD.
Eles vão falar, respectivamente, sobre os desafios contemporâneos na preservação digital de acervos audiovisuais; preservação digital, gestão e difusão da coleção Baiafro no Instituto Djalma Corrrêa; e digitalização de acervos audiovisuais. A mesa será coordenada por Renata Borges, arquivista e documentalista no Serviço de Arquivo Histórico do DAD.
Programação
09h30 – Café de boas-vindas
10h00 – Abertura do evento
10h10 – Mesa 1: Desenvolvimento de estratégias de preservação
Coordenação – Renata Borges (DAD/COC/Fiocruz)
10h10 – Marco Dreer, Consultor COC/ICICT/Fiocruz — Desafios contemporâneos na preservação digital de acervos audiovisuais
10h40 – José Caetano Dable Corrêa, Diretor do Instituto Djalma Corrêa — Preservação digital e gestão em um acervo audiovisual: tratamento e difusão da coleção Baiafro no Instituto Djalma Corrêa
11h10 – Maurício Vieira, mestrando do PPGPAT/Fiocruz — Digitalização de acervos audiovisuais: desafios, experiências e perspectivas.
11h40 – Debate e encerramento
Palestrantes
Marco Dreer — Preservador audiovisual e pesquisador. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Consultor da Fiocruz em preservação digital. Pesquisador associado do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF).
José Caetano Dable Corrêa — Diretor do Instituto Djalma Corrêa, que traz o nome de seu pai, percussionista, pesquisador e produtor cultural. Mestre em Epistemologia e Filosofia da Ciência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT).
Maurício Vieira da Silveira Junior — Integra o Departamento de Arquivo e Documentação (DAD), onde desenvolve atividades de edição, digitalização, conservação, preservação e gestão do acervo arquivístico sonoro e audiovisual. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT).
Coordenação
Renata Silva Borges — Arquivista e documentalista no Serviço de Arquivo Histórico do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) desde 2006. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF).