Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
10 de Out de 2025
14:00

Patrimônio arqueológico em Manguinhos-Maré é tema de palestra 

Campus Manguinhos

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza no dia 10 de outubro, às 14h, mais uma edição do ciclo “Preservação do Patrimônio: Conceitos e Práticas”, que vai destacar o tema “Conhecendo o Patrimônio Arqueológico do Campus Fiocruz Manguinhos-Maré: o projeto da Carta Arqueológica”, que será apresentada por Rosana Najjar, da Najjar Consultoria. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da COC no YouTube. 

Na atividade, a arqueóloga vai esclarecer o que é – e o que não é – arqueologia, além de apresentar o projeto da Carta Arqueológica do Campus Fiocruz Manguinhos-Maré. Serão compartilhados os resultados já alcançados, como o levantamento documental que reúne registros sobre o local desde seus primórdios até a atualidade. A iniciativa destaca a importância da arqueologia para compreender a história e a formação do território que abriga o campus-sede da Fiocruz no Rio de Janeiro. A mediação será conduzida pela arquiteta e urbanista Inês El-Jaick Andrade, do Departamento de Patrimônio Histórico da COC/Fiocruz. 

Os interessados em receber certificado deverão preencher o formulário que será disponibilizado durante a transmissão. O ciclo de palestras “Preservação do Patrimônio: Conceitos e Práticas” é organizado pelo Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da COC/Fiocruz. 

 Minibio dos participantes:  

Rosana Najjar (Najjar Consultoria) 

Com mais de 40 anos de atuação na área, Rosana Najjar é doutora e mestre em Arqueologia pela USP, especialista em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ e graduada pela Universidade Estácio de Sá. Ela é arqueóloga aposentada do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde atuou na Superintendência do Rio de Janeiro e dirigiu o Centro Nacional de Arqueologia entre 2012 e 2017. Desde 2021, dirige a Najjar Consultoria, empresa voltada à pesquisa, educação e preservação do patrimônio arqueológico e cultural. 

Inês El-Jaick Andrade (mediadora)   

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP, 2009). Atua no Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). Coordenadora Adjunta do Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde.