Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Como compreender o impacto dos agrotóxicos, metais pesados e outros contaminantes na biosfera? Essa é a questão que orienta a 6ª edição do curso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O curso será realizado entre os dias 17 de setembro e 15 de outubro de 2025, sempre às quartas-feiras, das 10h às 12h, e haverá transmissão pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz

Este ano, o tema será “Paisagens tóxicas no Antropoceno”, com a proposta de explorar como diferentes substâncias químicas moldaram ecossistemas, práticas científicas e experiências sociais, reconfigurando as fronteiras entre natureza e sociedade. O minicurso busca ainda examinar os desdobramentos do conceito de Antropoceno em diferentes campos do conhecimento, abrangendo as humanidades, as ciências biológicas e as ciências da Terra. A intenção é introduzir os participantes aos principais temas e controvérsias desse debate.

Organizado pelos pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz Ingrid Casazza, Jorge Tibilletti de Lara e Júlia Gorges, além de Leonardo Lignani, do Cefet-RJ, o curso reúne convidados do Brasil, Argentina, Espanha e Alemanha, ampliando o diálogo internacional sobre os desafios ambientais contemporâneos.

Entre os temas abordados na programação, constam agrotóxicos, contaminação e justiça ambiental, a história dos pesticidas na Espanha durante o século 20, bem como a história  dos psicofármacos.

 

Minicurso: História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno 2025

Período do curso: 17/09 a 15/10/2025
Horário: 10h às 12h (quartas-feiras)
Carga horária: 10h
As inscrições podem ser feitas até 12/09/2025 pelo site do Campus Virtual
Serão emitidos certificados para aqueles que se inscreveram e  participaram de, no mínimo, 75% das atividades do curso.

Confira a programação completa!

Aula 01 – quarta-feira, 17/9, 10h-12h – História e paisagens tóxicas no Antropoceno
Jorge Tibilletti de Lara (COC/Fiocruz), Júlia Gorges (COC/Fiocruz), Leonardo Lignani (Cefet/RJ) e Ingrid Casazza (COC/Fiocruz)

Aula 02 – quarta-feira, 24/9, 10h-12h – Agrotóxicos, contaminação e justiça ambiental
María Valeria Berros (UNL-Argentina)

Aula 03 – quarta-feira, 1/10, 10h-12h – Venenos invisíveis: pesticidas, conhecimento e ignorância na Espanha do século XX
Silvia Pérez-Criado (Max Planck Institute for the History of Science – Alemanha)

Aula 04 – quarta-feira, 8/10, 10h-12h – “Remédios tóxicos”: negociações e disputas sobre o caráter dos psicofarmacêuticos no Brasil (1960 – 1980)
Paulina Gennerman (Philipps-Universität Marburg-Alemanha)

Aula 05 – quarta-feira, 15/10, 10h-12h – Substâncias e paisagens tóxicas em corpos humanos e outros-que-humanos
Emilia Braz (UFRGS e APPH)