Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
imagem de Inscrições abertas para o mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde

Inscrições abertas para o mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde

De caráter interdisciplinar, o curso oferece 18 vagas e quatro bolsas de estudo para a turma de 2026

01 set/2025

Início do conteúdo

Você tem interesse na área de preservação ou gestão do patrimônio cultural? Pois eis aqui uma ótima notícia: o mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro. 

São oferecidas 18 vagas, de acordo com a seguinte distribuição: 10 para ampla concorrência; 1 para candidatos (as) que se declararem pessoa com deficiência; 4 para candidatos (as) que se autodeclarem negros (pretos e pardos); 1 para candidatos (as) que se autodeclararem indígenas; e 2 para moradores dos territórios da Maré e de Manguinhos. Após a homologação das inscrições, os resultados das etapas serão divulgados pelo número de inscrição no Sistema Integrado de Ensino Fiocruz – SIEF (http://acesso.fiocruz.br) e no site da Casa de Oswaldo Cruz. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 11 de dezembro. Confira o edital para mais informações.

O PPGPAT dispõe de quatro bolsas de estudos para os (as) aprovados (as) no processo seletivo. As condições de concessão e outras informações estão disponíveis na Chamada Pública, disponível no site da Casa Oswaldo Cruz. 

De caráter interdisciplinar, o mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde visa capacitar profissionais ou recém-formados para atuar na valorização e na gestão de diferentes tipos de patrimônio (documental, arquitetônico, museológico, biológico e imaterial) a partir de uma reflexão crítica sobre procedimentos de salvaguarda, conservação e divulgação. Acolhe ainda estudos sobre os processos de patrimonialização com ênfase na atuação dos diferentes agentes públicos e atores sociais.  

A proposta do curso é preparar alunos e alunas para o desenvolvimento de ações de intervenção com base em discussões conceituais e em estratégias de planejamento, monitoramento e avaliação de resultados, bem como colaborar na formatação de projetos de educação patrimonial e divulgação de bens culturais. 

Como fazer sua inscrição: 

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição no Sistema Integrado de Ensino Fiocruz – SIEF (site http://acesso.fiocruz.br) e anexar os documentos solicitados no edital. Para que a inscrição seja homologada é necessário que toda a documentação exigida seja enviada, de acordo com os prazos fixados no calendário.  Não é cobrada taxa de inscrição. 

As aulas são ministradas no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, prioritariamente, às terças e quintas-feiras, entre 9h e 17h. Mas o(a) aluno(a) deve, também, estar preparado(a) para ter aulas e participar de atividades fora da sede e do horário do curso. Comunicação e dúvidas por meio do e-mail selecaoppgpat@fiocruz.br