Ir para o conteúdo

Fiocruz realiza mostra de filmes e mesa-redonda sobre luta contra a Aids

09/11/2018

Mostra de filmes e curtas metragens, debates e mesa redonda. A Fundação Oswaldo Cruz preparou uma programação especial para registrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. As atividades são gratuitas e serão realizadas na Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro, a partir de 14 de novembro. O evento é uma parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

A mostra de filmes será realizada sempre às 13h30, na Sala Multimídia da Biblioteca de Manguinhos. A programação inclui a exibição de Filadélfia (14/11), Clube de Compras Dallas (21/11) e 120 batimentos por minuto (05/12). A mostra de curtas está programada para o dia 5/12, a partir das 9h, na Sala de Vídeos da Biblioteca de Manguinhos. Serão exibidos os documentários da VideoSaúde Distribuidora, Anjos da asa quebrada, Depois de ontem e TPC – nosso trabalho sobre SIDA. Ao final de todas as exibições haverá um debate mediado por Eliza Vianna, pesquisadora-bolsista da COC.

A última atividade da programação será a mesa redonda O SUS e a Aids face à crise no setor público, em 13/12, às 9h, no Salão de Leitura da Biblioteca. O debate contará com a participação de Dilene Raimundo do Nascimento, pesquisadora da COC, Veriano Terto Junior, da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, Valdiléa Veloso, diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), e Katia Lerner, do Icict/Fiocruz.

A Biblioteca de Manguinhos possui a coleção do Centro de Documentação da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), que é o maior acervo sobre Aids da América Latina. Doado em 2014, é composto de jornais, revistas, livros, fotos, CDs, DVDs e cartazes. Cerca de metade da documentação já está acessível para consulta.

O endereço da Biblioteca de Manguinhos é Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir