Ir para o conteúdo

COC recebe especialistas para discutir ‘A significação da perda do Museu Nacional’

02/10/2018

Instituição científica mais antiga do Brasil, considerado um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas, o Museu Nacional teve parte do seu acervo perdido durante um incêndio em setembro de 2018. Para refletir sobre a temática da preservação e conservação de acervos históricos e arquitetônicos, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe especialistas para discutir “A significação da perda do Museu Nacional”, no dia 19 de outubro, às 9h30h, na sala 306 do Centro de Documentação e História da Saúde (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro). Para participar não é necessário se inscrever previamente (sujeito a lotação do local). 

O evento é organizado pelo Departamento de Patrimônio Histórico e pelo Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, e contará com a  participação de Marcia Valéria de Souza, chefe do Laboratório Central de Conservação e Restauração do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro; José do Nascimento Junior, cientista social,  assessor para assuntos de Memória e Patrimônio Museológico da COC e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC); e Ivan  Coelho de Sá, museólogo e diretor da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Na ocasião, Marcia Valéria discorrerá sobre sua experiência à frente do laboratório de conservação do acervo em papel do Museu Nacional, além de suas perspectivas de trabalho a partir da perda de grande parte do acervo dessa instituição e, também, com o risco de sua desvinculação da UFRJ. José do Nascimento Junior apresentará sua experiência à frente do Ibram, a importância da criação do Instituto e as perspectivas com sua extinção e criação de uma agência. Já Ivan Coelho de Sá abordará sobre a importância dos museus, enquanto lócus de conhecimento.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir