Ir para o conteúdo

Pavilhão Arthur Neiva é tema de palestra na Fundação Casa de Rui Barbosa

06/12/2017

Arquiteta Carla Coelho
Carla Coelho fala na Casa de Rui Barbosa

A arquiteta Carla Maria Teixeira Coelho, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), faz a palestra "Pavilhão Arthur Neiva da Fiocruz: subsídios para o Plano de conservação preventiva", na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em Botafogo, nesta quinta-feira, 7, às 17h. A iniciativa faz parte da série “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica (CMI/FCRB). Aberta ao público gratuitamente, a conferência tem como objetivo apresentar a metodologia adotada para elaboração do plano de conservação preventiva do Pavilhão Arthur Neiva (também conhecido como Pavilhão de Cursos do Instituto Oswaldo Cruz-IOC) da Fiocruz. O edifício foi projetado pelo arquiteto Jorge Ferreira na década de 1940 para abrigar as atividades de ensino da instituição.

A palestra abordará os estudos feitos pela equipe do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH/COC) que vem sendo utilizados como subsídios para a elaboração do plano. Esses estudos prospectivos receberam recursos da Getty Foundation por meio da iniciativa Keeping it Modern, cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento de ações de conservação de longo prazo para edifícios do século 20.

O estudo resultou no livro bilíngue (português e inglês) “Arquitetura moderna e sua preservação: estudos para o Plano de Conservação Preventiva do Pavilhão Arthur Neiva”. Contou com recursos do programa Keeping It Modern, da Fundação Getty, sediada nos Estados Unidos, e apoio institucional do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Lançado em agosto e disponível na base Arca – a plataforma digital da Fiocruz.

O Pavilhão Arthur Neiva foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1998 e atualmente mantém seu uso original, abrigando atividades de ensino do IOC. Além deste edifício, integram o conjunto de edificações modernistas do campus da Fiocruz em Manguinhos os pavilhões Henrique Aragão e Carlos Augusto da Silva e a portaria da avenida Brasil.

Sobre a palestrante

Carla Maria Teixeira Coelho é arquiteta e docente do mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, onde atua no Departamento de Patrimônio Histórico (DPH/COC). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Carla tem experiência na área de preservação do patrimônio cultural, com ênfase em conservação preventiva e gestão de riscos.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir