Ir para o conteúdo

Unidade móvel do Museu da Vida chega a Realengo

09/08/2017

Criança brincando no girotec
Foto: Peter Ilicciev

O museu itinerante da Fiocruz promete compartilhar muito conhecimento científico, atividades divertidas e arte com o público de Realengo. Coordenada pelo Museu da Vida, a unidade móvel apresenta os seguintes temas nessa temporada na Zona Oeste: “Por dentro de nós”, “Na onda da transformação” e “Viagens Cósmicas”. Além das ações levadas pelo caminhão da ciência, haverá apresentações da peça “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” em escolas públicas da região. O museu sobre rodas monta sua exposição interativa na Primeira Igreja Batista, em Jardim Novo Realengo.

A unidade móvel é uma iniciativa com patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O caminhão da ciência também conta com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Em quase 11 anos de viagens por cidades da Região Sudeste do país, alcançou um público estimado em 650 mil pessoas, que puderam se divertir e conhecer as atividades do Ciência Móvel. Com 155 viagens feitas a cidades da Região Sudeste do país, num total de cerca de 70 mil quilômetros percorridos.

No espetáculo teatral “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca”, os estudantes vão poder conhecer a história de um casal de jovens cujas famílias não se entendem. A partir da trajetória deles, a peça usa a linguagem do cordel para falar de forma leve e divertida sobre HIV/Aids, tema que pretende atingir alunos dos dois últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º) e, também, do Ensino Médio. A peça pode ser vista nas escolas locais entre 7 e 11 de agosto, com entrada grátis.

Com o “Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas”, o visitante confere atrações para todas as idades. Em "Por dentro de nós", o visitante confere informações sobre o corpo humano e a saúde: o mundo micro (microscopia e entomologia), o mundo macro (modelos anatômicos, sistemas vitais), percepção (percepção visual com câmaras escuras e os modelos de olho, anamorfose e ilusão de óptica), percepção auditiva (espelhos sonoros, modelo de orelha e diapasão).

Em “Na onda da transformação”, são apresentados temas relacionados à energia e ao movimento: energia elétrica (pilha humana, casa maquete, mini usina hidrelétrica) e energia mecânica (cadeira giratória, alavanca, roldanas e girotec – uma espécie de grande ‘pião’ que gira em todas as direções).

O caminhão da ciência também leva um planetário digital. Com o tema “Viagens cósmicas”, o equipamento permite uma aventura pelo universo. O equipamento projeta uma programação feita por especialista sobre o universo, além de permitir ainda a exibição de filmes científicos para domo (antigo cinema 360°). Filmes sobre ciência serão exibidos dentro do caminhão, que se transforma em sala de vídeo. Saiba mais sobre o Ciência Móvel no site www.museudavida.fiocruz.br

Apresentação da Peça “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca”

Confira as datas e as escolas de Realengo onde o espetáculo será encenado:

Dia 7/8: Escola Municipal Padre Leonel Franca

Avenida Canal, s/n

 Dia 8/8: Colégio Estadual Madre Teresa de Calcutá

Estrada General Canrobert Pereira da Costam, 228

Dia 9/8: Colégio Pedro II - Realengo

Rua Bernardo de Vasconcelos, 941

 Dia 10/8: Escola Municipal Dalva de Oliveira

Estrada Manoel Nogueira de Sá, 10.668

 Dia 11/8: Escola Municipal Tasso da Silveira

Rua General Bernardino de Matos

Serviço

“Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas”

Local: Primeira Igreja Batista - Jardim Novo Realengo
Endereço: avenida Pirpirituba, 285

Bairro: Realengo

Atendimento

Dias: 9, 10 e 11 de agosto

Horário: das 9h às 12h; das 13h30 às 16h30

Dia: 12 de agosto

Horário: das 9h às 12h


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir