Ir para o conteúdo

Historiador da COC recebe prêmio internacional nos Estados Unidos

09/05/2017

Os historiadores Marcos Cueto, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Steven Palmer, da University of Windsor (Canadá), receberam o Prêmio George Rosen 2017, da Associação Americana para a História da Medicina (AAHM, na sigla em inglês). O prêmio é em reconhecimento ao trabalho que resultou no livro “Medicina e Saúde na América Latina: Uma História” (“Medicine and Health in Latin America: A History” na versão original). "É uma grande honra receber este prêmio de uma sociedade acadêmica com tanta história e tanto prestígio. Tomara que sirva para estimular os estudos históricos sobre a saúde na América Latina”, comentou Marcos Cueto. O Prêmio George Rosen é uma homenagem ao médico, administrador de saúde pública e editor do American Journal of Public Health. George Rosen publicou importantes trabalhos no campo da história da medicina, bem como sobre aspectos da sociologia e cultural da saúde, como A History of Public Health (de 1958), que teve a versão em português (Uma História da Saúde Pública) publicada pela Editora Unesp, e From Medical Police to Social Medicine (de 1974).

A obra premiada de Cueto e Palmer aborda desde o contato entre a medicina indígena, a afro-americana e a europeia no período colonial, do início do século 16 ao começo do século 19, “à agenda neoliberal que ditou as regras na década de 1980, com uma ideia altamente restritiva da saúde em termos de custo-eficácia”, segundo o historiador da Fiocruz. O mesmo livro de Cueto e Palmer - “Medicine and Public Health in Latin America A History” (Cambridge University Press, 2015) – já havia sido premiado ano passado como melhor livro da Latin American Studies Association (Lasa) na seção de Saúde, Ciência e Tecnologia.

A entrega do prêmio ocorreu durante 90º encontro anual da Associação no dia 5 de maio, na cidade norte-americana de Nashville, no Tennesse. A premiação contempla um ou mais autores, artigo, ensaio, volume editado, exposição de museu, filme ou outra contribuição significativa para a história da saúde pública ou a história da medicina social publicada ou criada.

Marcos Cueto é professor, pesquisador e editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, uma publicação trimestral da Casa de Oswaldo Cruz. Graduou-se em história pela Universidade Católica do Peru, fez doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York, e pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Machassuchusetts (MIT). No Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC (PPGHCS), Cueto ministra aulas em disciplinas sobre a história da saúde na América Latina e de história da saúde global. A versão em português do livro “Medicina e Saúde na América Latina: Uma História”, da Editora Fiocruz, está disponível no site www.livrariaeditorafiocruz.com.br/


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir