Ir para o conteúdo

As humanidades no século 21 são tema de curso na COC/Fiocruz

24/09/2021

Estão abertas até 15 de outubro as inscrições para o curso virtual As humanidades no século 21: teoria, prática e desafios de uma transformação no conhecimento. Organizado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), pelo Cento de Humanidades Digitais da Universidade de Campinas (Unicamp) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o curso será realizado entre 27 e 29 de outubro de 2021, com transmissão pelo YouTube da COC.

São oferecidas 50 vagas e haverá certificado aos participantes inscritos com o mínimo de 75% de frequência, mas as aulas serão abertas a todos os interessados. As conferências serão promovidas por Ricardo Pimenta (IBICT), Thiago Lima Nicodemo (Apesp/Unicamp), Joaquim Marçal (Biblioteca Nacional), Flávia Varella (UFSC), Lenora Schwaitzer (UFES) e Gabriel Conselheiro Campos (UFOP/Perspectiva Comunicação).

O curso tem como objetivo discutir os desafios que as humanidades têm enfrentado nos últimos anos, especialmente a transformação digital e as mudanças na compreensão teórica da natureza das fontes históricas e dos usos de documentos digitais na produção do conhecimento. Pretende auxiliar na compreensão da ressignificação das práticas de diferentes áreas das ciências humanas com uma abordagem interdisciplinar, convidando pesquisadores em posição-chave nos debates contemporâneos, e com experiência no desenvolvimento de métodos de pesquisa e novos bancos de dados, para a discussão de modalidades de pesquisa e atuações profissionais do futuro. 

Confira a programação completa.

As humanidades no século 21: teoria, prática e desafios de uma transformação no conhecimento
Modalidade: Curso virtual
Inscrições: 24/09 a 15/10 (Campus Virtual Fiocruz)
Período: 27 a 29 de outubro de 2021
Carga horária: 16h
Vagas: 50
Transmissão: YouTube da Casa de Oswaldo Cruz
Organização: Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) e Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Centro de Humanidades Digitais da Universidade de Campinas (Unicamp) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir