Ir para o conteúdo

'Diário da Pandemia' terá live de lançamento em 30 de outubro

27/10/2020

Escrito no calor da hora por historiadores e cientistas sociais de várias gerações e de diferentes continentes, o livro Diário da Pandemia – O olhar dos historiadores (Editora Hucitec) será lançado em 30 de outubro, às 15h, em um evento virtual transmitido pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Organizada pelos pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz Dominichi Miranda de Sá, Gisele Sanglard, Gilberto Hochman e Kaori Kodama, a coletânea reúne textos publicados na série Especial Covid-19 – o olhar dos historiadores da Fiocruz, iniciativa do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e artigos compartilhados em diversos outros sites e blogs dentro e fora do Brasil, entre março e agosto de 2020.

Apresentada pelas organizadoras Gisele e Kaori, doutoras em História, pesquisadoras e professoras da Casa de Oswaldo Cruz, a live contará com cinco blocos temáticos, que abordam parte das questões analisadas no diário coletivo.

O livro reúne artigos nos quais os autores aliam conhecimento científico e testemunho e versam sobre uma ampla gama de enfoques: medos coletivos diante das epidemias; saúde pública, poder e política; relações internacionais; economia e desigualdade; impacto sobre os modos de vida e a consciência planetária; sofrimento e defesa da vida, entre outros.

O encontro virtual será aberto com os também organizadores de Diário da Pandemia, Dominichi e Gilberto. Eles irão apresentar a publicação e detalhar a série Especial Covid-19, origem de parte dos 35 escritos reunidos na coletânea.

Em seguida, os historiadores Diego Armus, do Swarthmore College, na Pensilvânia, Estados Unidos, e Denise Sant’Anna, da PUC-SP, vão tratar da crise sanitária internacional à luz da história da saúde.

Logo depois, Carlos Henrique Paiva, coordenador do Observatório História e Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz; e Luiz Alves, pós-doc do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), discutirão sobre saúde pública.

Pesquisador da COC e editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (HCSM), André Felipe vai analisar a crise sanitária da Covid-19 sob o foco da história ambiental, com a pós-doc Inova Fiocruz Ingrid Casazza.

A live será concluída com Érico Muniz da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Thyane Oliveira, doutoranda do PPGHCS.

“A coletânea procura demonstrar que não compreenderemos bem novas epidemias e pandemias sem trabalhos históricos, e, sobretudo, sem pesquisas transdisciplinares especialmente atentas às inter-relações entre sistemas naturais e sociais”, destacam os organizadores do livro, na introdução “Os historiadores e a pandemia”.

Além de uma reflexão sobre a importante e vertiginosa produção dos historiadores no contexto da pandemia, o texto de abertura apresenta um histórico dos principais fatos ocorridos desde 31 de dezembro de 2019, quando a China reportou a OMS casos de uma grave pneumonia de origem desconhecida em Wuhan, na província de Hubei.

Diário da Pandemia está disponível para venda em diferentes plataformas digitais, entre as quais, AmazonUmLivro e Martins Fontes.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir