Ir para o conteúdo

COC recebe especialista para debate sobre Educação Patrimonial

12/11/2019

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe a museóloga e pesquisadora Maria de Lourdes Parreiras Horta para palestra ‘A Ética Patrimonial: educar para a cidadania’ que acontece na próxima quinta-feira (21/11), às 13h30, na sala 305 do Centro de Documentação e História da Ciência, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 - Rio de Janeiro). Para participar não é necessário se inscrever previamente.

A especialista, que também atua como professora e consultora nas áreas de história, artes, patrimônio cultural e educação patrimonial, discutirá o vinculo entre patrimônio histórico cultural e a cidadania, a partir do entendimento do patrimônio como uma narrativa ideológica e criadora de valores, e não como uma perspectiva restritiva da 'coisa'– sejam objetos, monumentos ou práticas.

Alinhado ao conceito de ‘ética patrimonial’, que vem sendo apropriado pela antropologia e pela sociologia contemporânea, Maria de Lourdes Parreiras Horta propõe, ainda, debates sobre os desafios permanentes em relação à apropriação de sentidos, valores e usos de sítios, de espaços urbanos, manifestações e objetos patrimoniais, pelos sujeitos e 'grupos epistêmicos'.

O evento é realizado pelo Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC.

Serviço
Palestra: “A Ética Patrimonial: educar para a cidadania”
Data: 21/11/2019
Horário: 13h30 às 16h
Local: Sala 305 – Prédio do CDHS
Endereço: Av. Brasil 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ.
Contatos: (21) 3865-2212 / 3865-2244/ E-mail: sonia.nogueira@fiocruz.br


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir