Ir para o conteúdo

Ciência Móvel é atração em CIEP de Duque de Caxias

20/04/2018


Girotec é uma das atividades do Ciência Móvel. Foto: Peter Ilicciev

Jogos, bancada de microscopia, mini usina, modelos anatômicos, girotec e câmaras escuras são algumas das atrações que o museu de ciência itinerante da Fiocruz leva ao município de Duque de Caxias. O público pode conferir – com entrada grátis – essas e outras atrações entre os próximos dias 25 e 28 de abril, no CIEP 097 – Carlos Chagas. As atividades do Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas são organizadas pelo Museu da Vida, espaço que também pode ser visitado na área da Fundação, em Manguinhos.

As diversas atividades são transportadas em uma carreta, cujo baú vira uma sala de exibição de vídeos sobre ciência. Nessa viagem a Duque de Caxias, o caminhão leva os módulos Água é Vida, Por Dentro de Nós, Na Onda da Transformação (Energia). E com o Girotec, a diversão é garantida! O equipamento funciona como um grande “pião” interativo capaz de girar em todas as direções e que serve ainda para exercitar o equilíbrio do corpo humano.

Quem for ao CIEP pode conferir também as exposições Energia e Mini Darwin, além da Bancada de Microscopia (Vida numa Gota d’Agua) com TV, câmera e um microscópio novinho. Outra atração muito legal é a Bancada Entomologia, com a qual o visitante tem à disposição as lupas novas para observação dos insetos em exposição.

O Ciência Móvel é uma iniciativa da Fiocruz com patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E tem apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Em 2018, a iniciativa do Museu da Vida (museudavida.fiocruz.br) comemora 12 anos de estrada. O objetivo é levar ciência, conhecimento e cultura aos municípios sem equipamentos como museus ou centros de ciência. Já percorreu cerca de 70 mil quilômetros em suas viagens e recebeu público estimado em quase 800 mil pessoas de municípios da Região Sudeste do país.

Distante 15 quilômetros da capital fluminense, Duque de Caxias - um dos 13 municípios da Baixada Fluminense – possui população de mais de 890 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Segundo o Instituto, a taxa de escolarização da cidade é de 96 por cento, na faixa etária entre 6 e 14 anos.

Serviço

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas

Data: de 25 a 28 de abril. Entrada: grátis.

Local: CIEP 097 Carlos Chagas.

Endereço: Av. República do Paraguai, s/n - Sarapui

Jardim Gramacho - Duque de Caxias – Rio de Janeiro

Atendimento

25/04 – 9 às 12h; 3h30 às 16h30

26/04 - 9 às 12h; 13h30 às 16h30

27/04 - 9 às 12h; 13h30 às 16h30

28/04 – 9 às 12h

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Duque de Caxias: assessoriadecomunicacao@smeduquedecaxias.rj.gov.br


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir