Ir para o conteúdo

Seminário on-line debate preservação de acervos digitais

2020-05-13

A Casa de Oswaldo Cruz promove em 12 de junho, às 14h, o seminário online Preservação Digital de Acervos, com transmissão ao vivo pelo Facebook. O evento discutirá os desafios da preservação de acervos em ambientes digitais, resultado do crescimento na produção e gestão de acervos em formato digital e também das mudanças tecnológicas e fragilidades dos suportes.

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, e o diretor da COC, Paulo Elian, farão a abertura do encontro. Karina Gagliano, da Fiocruz, falará sobre o padrão de metadados mínimos para documentos arquivísticos digitais da Fiocruz. O encontro também receberá Miguel Ángel Márdero Arellano, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que falará sobre o Planejamento da Preservação Digital.

Na ocasião, o vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC, Marcos José Pinheiro, apresentará o Programa de Preservação Digital de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz. O documento tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes para orientar as ações de preservação digital dos diferentes acervos sob guarda da Fiocruz e integrará a Política de Preservação de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz.

Participarão também do evento, pela Fiocruz, Marcus Vinícius Silva, como mediador, além de Andréa Gonçalves e Marco Dreer, que abordarão, respectivamente, o Plano de Preservação Digital do Repositório Institucional Arca e a preservação digital de documentos audiovisuais. O seminário é voltado a profissionais que atuam no processamento técnico e gestão de acervos (incluindo arquivístico, bibliográfico, museológico, arquitetônico, urbanístico e arqueológico e as coleções biológicas) e de tecnologia da informação.

Programação:
12 de junho | 14h
Abertura do evento: Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, e Paulo Elian, diretor da COC/Fiocruz

O Planejamento da Preservação Digital, por Miguel Ángel Márdero Arellano (Ibict)

Programa de Preservação Digital de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz, Marcos José Pinheiro (Fiocruz)

Plano de Preservação Digital do Repositório Institucional Arca, Andréa Gonçalves (Fiocruz)

Preservação digital de documentos audiovisuais, Marco Dreer (Fiocruz)

Padrão de metadados mínimos para documentos arquivísticos digitais da Fiocruz, Karina Gagliano (Fiocruz)

Mediação: Marcus Vinícius Silva (Fiocruz)

 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir