Ir para o conteúdo

COC promove curso de extensão 'As bases das ciências biomédicas'

2015-10-23

Estão abertas até 6 de novembro as inscrições para o minicurso As Bases das Ciências Biomédicas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O curso é dirigido a alunos de graduação e de pós-graduação. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail historiasaude@fiocruz.br, com o assunto As bases das ciências biomédicas. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. Os alunos de graduação receberão certificado de extensão, enquanto os alunos de programas de pós-graduação terão direito também a um crédito.

O curso está dividido em seis aulas, que serão ministradas às segundas e às quartas, das 13h30 às 17h, com início em 9 de novembro e término em 25 de novembro. As atividades acontecem no prédio da Expansão do campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4036 - sala 401). Confira o programa completo do curso.

Organizado pelo historiador Luiz Antonio Teixeira (COC/Fiocruz) e pela professora Ilana Löwy, do Instituto Nacional de Pesquisa Médica e de Saúde (Inserm, França), o curso terá participação da professora Simone Kropf (COC/Fiocruz). Partindo da perspectiva histórica, a atividade tem como objetivo discutir os fundamentos dos conhecimentos em biotecnologia e biociências, o processo recente de desenvolvimento desses campos, assim como seus desdobramentos na sociedade.

Entre os tópicos que serão abordados nas aulas, estão: o papel das técnicas materiais, cognitivas e sociais no campo da biomedicina; as transformações introduzidas pela homogeneização e estandardização das práticas médicas; o incremento do papel regulador do Estado no campo biomédico; o fortalecimento do enfoque da gestão dos riscos à saúde e o veloz desenvolvimento das técnicas de diagnóstico e cuidados.

O curso visa incentivar discussões que promovam um melhor entendimento dos fundamentos sociais das ciências biomédicas, importantes para a compreensão de questões sociais, políticas, legais e éticas surgidas com o rápido desenvolvimento científico na atualidade. Em áreas como medicina genômica, tecnologias reprodutivas, produção de imunobiológicos e fármacos, há novos desafios e dilemas em relação às tecnologias e conhecimentos e ao impacto social de seus usos, por exemplo.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir