Ir para o conteúdo

Formação Profissional em Técnicas de Conservação e Restauração de Edifícios Históricos

A Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) integra o conjunto de atividades do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), oferecendo cursos de educação profissional, com o objetivo de qualificar recursos humanos para os procedimentos técnico-operacionais básicos relacionados à preservação do patrimônio arquitetônico. Os cursos de formação inicial da OEM são oferecidos, preferencialmente, a moradores das comunidades vizinhas da Fiocruz, em Manguinhos, com mais de 18 anos. Os cursos de formação continuada são destinados a profissionais que atuam na conservação e restauração do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (Nahm), no campus sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Objetivo do curso

Contribuir para o trabalho de revitalização, conservação e restauração de monumentos, sítios históricos e arqueológicos, capacitando recursos humanos para o exercício profissional nos ofícios tradicionais de construção, de ornamentação e nas técnicas de conservação e restauração de bens culturais imóveis.

Coordenação

Maria Luisa Gamboa Cacereri
Tel: (21) 3865-2220
E-mail: oem@fiocruz.br

Público-alvo

O público-alvo é definido de acordo com o perfil do curso oferecido pela OEM.

Técnicas tradicionais

Os cursos da OEM abordam, alternadamente, diferentes técnicas tradicionais de construção e ornamentação de edifícios e os procedimentos de conservação e restauração dos materiais e elementos a eles relacionados. Desde 2007, quando a OEM realizou seu primeiro curso, as técnicas mais abordadas foram o estuque ornamental e a pintura mural.

Estuque Ornamental

O termo estuque se origina da palavra italiana strucare, que significa o ato de empurrar a massa. Originalmente empregado para a confecção de revestimentos (rebocos), foi posteriormente adotado na construção de paredes e forros estruturados com trama de madeira e para execução de ornamentos em relevo aplicados às edificações, tanto externa quanto internamente. Os estuques são feitos com argamassa preparada com cal, cimento ou gesso, adicionados de água e, em alguns casos, de cola. Também podem ser marmorizados, quando executados com gesso e pó de mármore, aos quais se dá o aspecto de mármore, graças à técnica de marmorino.

Pintura Mural

Pintura artística ou decorativa sobre uma parede, geralmente interna. Pode ser feita com aplicação de tinta sobre o revestimento da parede já seco e curado ou misturando o pigmento à massa do reboco com a técnica do afresco.

CURSOS

2023

Curso de qualificação profissional em caixas de conservação para acondicionamento de acervos

Curso de qualificação profissional em caixas de conservação para acondicionamento de acervos
Coordenadora do Curso: Maria Luisa Gambôa Carcereri (Coordenação Geral)
Coordenação Técnica: Ana Roberta de Souza Tartaglia e Nathalia Vieira Serrano
Inscrição: 22 março a 17 abril de 2023. Inscreva-se pelo Campus Virtual
Período: 05 de maio a 01 de junho de 2023
Horário: 9h30 às 12h30
Carga horária: 27h
Modalidade: Presencial
Vagas: 6

O curso será ministrado por Edmar Moraes Gonçalves, especialista em Conservação/Restauração de livros raros e antigos. Doutor em Estudos do Patrimônio pela Escola das Arte da Universidade Católica Portuguesa, Porto (2021). Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com projeto na área de conservação (2008). Especialista em Conservação e Restauração de livros e de encadernações antigas pela Barbáchano & Beny Patologia y Restauración - Madrid/Espanha (1997). Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula - Rio de Janeiro (1989). Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Documentos Gráficos pela Fundação Casa de Rui Barbosa - Rio de Janeiro (1983). É Chefe do Setor de Preservação da Fundação Casa de Rui Barbosa onde exerce a função de Conservador-Restaurador desde 1991. Docente da disciplina Conservação e Gerenciamento de Coleções de Obras Raras do Mestrado Profissional em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi docente da disciplina de Conservação Preventiva de acervos bibliográficos do Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. É Investigador do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR da Universidade Católica Portuguesa. Atua e orienta bolsistas do programa de incentivo à produção do conhecimento técnico e científico na área da cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa e CNPq nos seguintes temas: restauração de livros raros, estudo de estruturas de encadernações antigas, restauração de álbuns fotográficos, conservação e preservação de documentos e de livros e demais suportes em papel. Atualmente é o Coordenador do Mestrado Profissional em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Ministra cursos e palestras em sua área de atuação.

Público-alvo: 

i) Conservadores-restauradores com experiência mínima de 1 ano, com atuação ativa em instituições nacionais responsáveis por acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos;

ii) Estudantes de cursos de graduação de conservação-restauração, a partir do 6° período.

Critérios para seleção: 

Análise de carta de interesse pelo curso (com tamanho máximo de uma lauda) e CV Lattes que apresentem conexões profissionais ou de pesquisa com o trabalho de acondicionamento de acervos; interesse pelo tema justificado.

Serão considerados como critério de desempate:

i) Atuação profissional comprovada em instituição pública.
ii) Em caso de profissionais: tempo de experiência de atuação na área / Em caso de estudantes: período que está cursando no curso de graduação em conservação-restauração.
iii) Ser morador do território onde se localizam os campi da Fiocruz no Rio de Janeiro.

 Resultado: 25 de abril de 2023

OBS: Informamos que para o Recebimento do Certificado, o candidato deverá ter no mínimo 75% de participação. Além de fazer sua inscrição no Campus virtual.